quarta-feira, 4 de maio de 2016

A volta do boêmio

O velho boêmio voltou. Sentiu que as coisas mudaram quando foi informado de que deveria procurar o setor de readmissões. Dirigiu-se ao responsável:
-- Estou aqui de regresso para solicitar minha nova inscrição.
-- Preencha essa ficha em três vias. É preciso também pagar uma taxa.
-- Uma taxa?
-- O pessoal daqui era muito instável, vinha e voltava quando queria. A gente precisava se garantir, por isso criou um fundo de reserva.
         -- Mas pra que essa formalidade? Voltei pra rever os amigos que um dia eu deixei a chorar de alegria... 
       -- Acho você não vai mais encontrar quase nenhum. A maioria hoje dorme cedo e come comida natural. Muitos frequentam nossa academia.
         -- Está brincando!? Sabendo que andei distante, vai agora ironizar? Certamente quer me punir por ter deixado a noite. Eu, que fazia serenatas...
          -- Serenata?! Nos dias de hoje?! Você ia incomodar os condôminos e teria que se explicar à polícia. Se quer paquerar alguém, deixe seu nome no nosso cadastro. Coloque também endereço, profissão, além de preferências gastronômicas, artísticas e culturais. A gente compara com as fichas de outras pessoas e, se for o caso, faz a aproximação via rede social. Basta acrescentar à mensalidade uma pequena taxa.
-- Não preciso disso. Já tenho alguém que floriu meu caminho. Por sinal, estou aqui por causa dela, que aceitou me dividir com vocês. Vendo a tristeza em que eu me encontrava, ela chegou pra mim e disse: “-- Meu amor você pode partir; não esqueça o seu violão.”
 -- Uma "Amélia"!
          -- Amélia não, Otília.
         -- Digo que sua mulher é uma "Amélia", uma tola. Deixar você se divertir com os amigos enquanto fica sozinha em casa. 
         -- Mas ela sabe que eu sempre voltarei. Até reconheceu, antes de me deixar partir: “Pois me resta o consolo e alegria de saber que, depois da boemia, é de mim que você gosta mais.”
-- Depois da boemia?! Mulher nenhuma hoje aceita ficar em segundo plano. Por isso desenvolvemos um setor para receber também as esposas, ou assemelhadas. Trabalhamos nisso de olho na otimização dos serviços. Com o acréscimo de 30% na mensalidade, você pode inscrever Otília. Ela vai conhecer seus amigos e as mulheres deles. Depois que fizemos isso, os casais passaram a brigar menos.
-- Sabe de uma coisa? Vou embora. Pode rasgar a ficha que acabei de lhe entregar. Eu queria tudo como era antes.
-- Mas isso não é problema! Nas sextas à noite, temos uma sessão nostalgia. Os homens vêm sós e podem percorrer antigos becos de ruas estreitas, onde há casas com janelas para fazerem serenatas. Tudo em ambiente virtual, claro, por isso o preço... amarga um pouco. Mas lhe garanto que compensa. Nada como a emoção de voltar aos velhos tempos!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário