terça-feira, 3 de maio de 2016

O fim do mundo

2012 será lembrado como um dos anos em que o mundo não acabou -- para desgosto dos que, desencantados com a espécie humana, suspiravam por uma hecatombe. Embora esse tipo de prognóstico seja absurdo, o alarme sobre o fim dos tempos ainda impressiona muita gente. Basta ver quantos se prepararam para o desastre.
Os espertos, como sempre, se aproveitaram da ingenuidade dos crédulos para vender abrigos inexpugnáveis onde seria possível resistir à derrocada do planeta. Uma das cláusulas do contrato assinado entre as partes devia estipular que, no caso de não ocorrer nenhuma tragédia, o dinheiro não seria devolvido. O mercado não pode, afinal de contas, pagar pelos erros dos profetas. Felizmente o mundo não acabou, e muitos dos que acreditaram nessa ficção estão hoje às voltas com uma dívida imobiliária (ou seja, com mais razões para desejar que venha mesmo o fim).
          O imaginário do fim dos tempos remonta a muito antes de Cristo e se alimenta da falta de perspectiva e esperança -- não apenas no aspecto material, como também no moral. É a miséria e a falta de sentido que engendram os anseios escatológicos. A perspectiva de todos morrerem seria uma forma de compensar as desigualdades, nivelando ricos e pobres. Para quem não vê horizonte neste mundo, a saída é imaginar a redenção no outro -- ou em lugar nenhum. 
O maior problema desses delírios sobre o fim do mundo é que nem sempre eles ficam no plano da fantasia. Muitos dos que os cultivam se dispõem mesmo a apressar o desfecho, promovendo desastres que exterminem o máximo de pessoas possível. Foi o caso do adolescente que matou 26 pessoas em Newtown. A mãe dele comentava com os amigos que a sociedade onde viviam estava à beira de um colapso socioeconômico; construiu um arsenal em casa e ensinou o filho a atirar para se prevenir de uma tragédia iminente. A ironia está em que a ação preventiva acabou desencadeando a chacina da qual ela foi a primeira vítima.
A verdade é que o mundo (ou melhor, o universo) nunca se acabou. Pelo contrário, ainda está em expansão. Não dá para imaginar o instante em que o seu desenvolvimento chegará ao limite, quando tudo terminará ou entrará num novo recomeço. Para estar aqui hoje resistimos a inúmeras convulsões marinhas e terrestres, algumas produzidas por corpos celestiais que atravessaram o espaço e se chocaram com o nosso planeta. Segundo os astrônomos, a possibilidade de sofrermos esse tipo de acidente é cada vez mais remota, o que também torna distante a possibilidade do fim do mundo. 
          Nem por isso nos sentimos mais seguros. O que verdadeiramente nos ameaça acontece aqui na Terra. Não provém de corpos intergalácticos, mas da natureza humana. O egoísmo, a maldade, a indiferença com os outros são os verdadeiros agentes do cataclismo. A fantasia do fim dos tempos é uma utopia às avessas, cultivada por indivíduos que não veem saída para este mundo confuso e injusto; emerge como uma panaceia na mente de alguns perturbados. Ao facilitar o acesso a armas de fogo, algumas de enorme potencial destrutivo, a sociedade acaba lhes fornecendo os meios de executar sua vingança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário